Fez o Beta HCG, deu positivo e já quer marcar o ultrassom para ver o bebê? Muita calma, mamãe, não é tão simples assim! Pode ser que ainda seja muito cedo para isso, e você vai acabar se frustrando com as imagens que mais se parecem com um borrão. Então, quando a gestante deve fazer o primeiro ultrassom?
Primeiramente, deixa eu te contar: nem sempre você vai ouvir o coração do bebê batendo logo no primeiro ultrassom, mas isso não quer dizer que tenha algo de errado ou que sua gestação não vai pra frente. É normal! Tem um momento certo para isso acontecer. O coração não é o primeiro órgão a ser formado: não visualizar batimentos cardíacos simplesmente pode ser por estar muito cedo ainda, e ele não estar formado.
Para evitar essas frustrações e saber qual é o período ideal para realizar o primeiro ultrassom para ver ou ouvir sinais do seu bebê, preste atenção no resultado do seu exame Beta HCG quantitativo: valores acima de 2.000 mIU/ml será possível ver o saco gestacional pelo ultrassom transvaginal, isso ocorre entre a 4ª e 5ª semana. Todavia, ainda pode ser cedo para se ver um embrião e, como dito, seu coração.
Se seu exame quantitativo resultar em um valor abaixo disso, melhor esperar mais algumas semanas para marcar sua ultrassonografia, pois não vai dar pra ver nada, combinado?
O que esperar do primeiro ultrassom
Segundo o Ministério da Saúde, os batimentos cardíacos fetais (BCF) podem ser detectados a partir da 12ª semana com o uso do sonar (aquele aparelhinho da consulta de pré-natal que usamos para ouvir o bebê).
Antes disso, apenas ouvimos o coração do bebê por ultrassom. Como dito acima, o coração não é o primeiro órgão a ser formado. Ele forma-se por volta de 6 a 7 semanas de gestação. Por isso, para que seja mais proveitoso para a mamãe e familiares, a indicação comum é que o primeiro ultrassom seja realizado após este período. Antes disso, é comum vermos a presença apenas de um saco gestacional, sem embrião ou BCF.
Mas atenção: Se a gestante tiver sangramentos, dores ou cólicas muito fortes, não precisa esperar, tá bom? Nesses casos, o recomendado é que o primeiro ultrassom seja feito o mais breve possível para verificar a saúde do bebê!
Quando vou descobrir o sexo do bebê?
Sei que a ansiedade é grande, mas só podemos afirmar com mais certeza qual é o sexo do bebê a partir da 16ª semana de gestação, por meio do ultrassom – isso se o bebê deixar, né? Sempre tem os danados que fecham a perninha bem na hora e não deixam ver.
Cada mulher deve fazer ao menos três ultrassons ao longo da gravidez para acompanhar a saúde e desenvolvimento do bebê, prever malformações, identificar condições importantes para iniciar o tratamento e evitar complicações.
Cada gestação é única, e o obstetra vai traçar o melhor plano de pré-natal e lista de exames de acordo com a sua necessidade. Conte conosco para te acompanhar durante toda a maternidade; desde o planejamento familiar até o nascimento da sua criança. Agende sua consulta – será um prazer cuidar da sua família!